Palestra foi um grande passo para a implantação da equoterapia

equoterapia

Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 24, no Centro de Convenções ‘Cândido Vaz’, no Parque de Exposições ‘João de Freitas Barbosa’, em Capinópolis, uma palestra promovida pela ACACAP – Associação de Cavaleiros e Amazonas de Capinópolis com a presença do Coronel Sérgio Cirilo, da ANDE Brasil – Associação Nacional de Equoterapia, que é responsável pela formação de monitores e pessoas em todo o país, qualificando-os para atuar nos centros de Equoterapia.

Participaram também do evento o presidente da ACACAP – Mário Paes Leme, o prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson, os vereadores Gilvan Gama e Joãozinho, a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte, o diretor da APAE, Valdeci Ferreira, professores, alunos, pais de alunos, a presidente da APAE de Capinópolis, Luzia Belo Pereira e demais profissionais que apoiam a iniciativa de se implantar a equoterapia em Capinópolis.

A equoterapia é uma técnica que usa o cavalo com a finalidade terapêutica para pessoas com deficiência física, neurológica e psicológica que possam experimentar os benefícios que o cavalo pode levar, tendo ocorrido durante a Expocap 2019 uma pequena demonstração com a participação de alunos da Escola Municipal Centro Educacional Construindo e APAE.

“Foi incrível. Eles ficaram muito empolgados e felizes por terem uma experiência de montar o cavalo ou pelo simples contato com o animal”, disse o diretor da APAE, Valdeci Ferreira.

“Eu vejo com muita satisfação e uma esperança muito grande de que o caminho é esse, com todas as forças da cidade, todos os segmentos que podem contribuir e vão estar juntos para que dê êxito, estando aqui representados os três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, de forma que estamos muito otimistas”, disse o presidente da ACACAP, Mário Paes Leme.

Durante a palestra o Cel. Sérgio Cirilo destacou a importância da equoterapia no tratamento de pessoas com deficiências, afirmando que o contato com o cavalo pode proporcionar-lhes mais qualidade de vida. Ele destacou os passos para a implantação da equoterapia em Capinópolis, citando casos de experiências em outras cidades, afirmando que o passo inicial é nascer através de Lei, para que não seja a obra de um gestor municipal, porque se for assim, quando ele deixar o poder, fatalmente fracassará, mas que Capinópolis está no caminho certo, pois todos estão unidos com o mesmo propósito.

O Cel. Sérgio Cirilo passou toda a terça-feira em Capinópolis se reunindo com o pessoal da ACACAP, o prefeito Cleidimar Zanotto e demais lideranças de Capinópolis, levando orientações sobre a implantação da equoterapia no município.

O vice-prefeito Jaisson, em entrevista à rádio Novo Tempo FM, afirmou que este é um grande sonho de Capinópolis e que o Poder Executivo dará todo o respaldo para que a equoterapia seja implantada ainda em 2019 em Capinópolis.

“É mais um desafio que estamos enfrentando e acreditamos que com a parceria da ACACAP e de toda a comunidade nós conseguiremos”, disse Jaisson.

Foto: Valdair Bernardeli