Caminhada fechou o Outubro Rosa em Capinópolis

 caminhada outubro rosa

Uma animada caminhada pelas ruas centrais marcou o encerramento do Outubro Rosa em Capinópolis, um mês com várias ações visando alertar a população para a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A secretária de saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, participou do evento com muito entusiasmo, liderando sua equipe em prol da saúde do capinopolense.

“Hoje a gente está fazendo uma caminhada de encerramento do Outubro Rosa – disse Sanda Barbosa - que é o mês que alerta para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A gente sabe que essa prevenção tem que acontecer todos os dias do ano, não só especificamente nesse mês, mas em outubro há uma intensificação das ações. A gente gostaria que a população estivesse presente, mas infelizmente se vê que a maioria dos que estão aqui são funcionários da saúde e participantes da Academia de Saúde, mas isso também é de grande importância, porque somos nós que devemos levar o alerta, que devemos fazer a conscientização, que devemos mostrar para a população o quanto é importante a prevenção. Fico muito feliz por todos os profissionais estarem engajados nessa ação. Nós tivemos várias ações durante todo o mês nos PSFs, com palestras, exames, ofertamos um número maior de mamografias e de cipatológico. Temos que trabalhar a prevenção para o alcance de nossas metas, em busca de uma porcentagem de cura maior”.

Pergunta: E quanto à parceria com a AVCC?

Sandra Barbosa: Nós estamos trabalhando em conjunto. Graças à Deus estamos conseguindo colocar os pacientes em um tempo menor, em um tempo hábil para tratamento dentro do Hospital de Câncer, tanto de Barretos quanto de Jales. Isso foi um ganho para a população, porque então a secretaria de saúde busca, tanto vagas em Uberlândia, quanto em Barretos. O tratamento que sai mais rápido é para a onde a gente encaminha o paciente. A gente sabe que hoje, com o grande número de casos de câncer está sendo mais difícil, as portas estão se estreitando, mas quando a gente trabalha em parceria para o bem comum, que é o bem para a população, a gente supera tudo isso.

Pergunta: Na Secretaria de Saúde as coisas acontecem uma atrás da outra, sendo que já vem aí o Novembro Azul, não é?

Sandra: Exatamente. Agora a gente vai falar da saúde do homem. É o mês de prevenção ao câncer de próstata, que também é muito importante, porque hoje o câncer de próstata está entre os com maiores índices de mortalidade. São ações assim que a gente mostra e  desperta na população o sentimento de prevenção à saúde.

Fotos: Valdair Bernardeli

botao acesso informacao

previdencia

vtn