Última semana da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

vacinas polio

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo entra em sua última semana em todo o território nacional, com números preocupantes devido à baixa adesão da população. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, apenas 55% do público alvo foi vacinado, faltando ainda vacinar mais de 5 milhões de crianças.

Erradicado no Brasil há várias décadas o sarampo está de volta com mais de mil casos já confirmados, tendo causado alguns óbitos. Isso vem confirmar que o vírus está circulando no território nacional, sendo portando fundamental vacinar todas as crianças de 1 a menos de cinco anos.

No caso da pólio, felizmente não se registrou nenhum caso ainda no Brasil, com casos confirmados no Afeganistão, no Paquistão e na Nigéria.

Em Capinópolis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta não foi alcançada, por isso, nessa semana as equipes dos PSFs estão à procura das crianças que não foram levadas pelos pais para vacinar.

“Você que ainda não vacinou o seu filho procure o quanto antes o seu PSF para que ele também fique imunizado”, conclama o coordenador de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde, Celismar Vieira.