Credenciais para idosos e deficientes físicos são emitidas em Capinópolis

comissao credenciais

Uma solenidade na sala de reuniões da Prefeitura de Capinópolis marcou o lançamento do programa de emissão de credenciais de estacionamento para pessoas idosas, com 60 anos ou mais, e pessoas com deficiência física.

Os motoristas interessados em obter as credenciais devem procurar a Prefeitura de Capinópolis para fazer o requerimento e anexar a documentação exigida.

“Basta o cidadão vir aqui na Prefeitura que estaremos dando todas as orientações e preenchendo o requerimento que será encaminhado à delegacia de polícia, que expedirá o certificado”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto, no momento em que foram entregues as duas primeiras credenciais emitidas em Capinópolis, para o idoso Dr. Eudes Maciel de Lima e para o vice-prefeito Jaisson Sílvio, que é portador de deficiência física.

“Para mim é muito importante esse documento, pois vai facilitar em muito a minha vida quando estiver viajando, tendo em vista que aqui em Capinópolis o estacionamento não é problema. Antes para conseguir esse documento nós tínhamos que nos deslocar a Ituiutaba e utilizar o endereço de um parente ou amigo, mas agora, podemos obtê-lo aqui em Capinópolis mesmo”, disse Jaisson.

“Há muito tempo eu procuro as autoridades aqui de Capinópolis solicitando que o município passe a emitir essas credenciais. Quando o Cleidimar era vereador eu conversei com ele, que tentou, mas quando ele assumiu a prefeitura, eu conversei novamente e agora, como prefeito, esperava que ele conseguisse e aí está, hoje estou pegando a minha credencial”, disse o Dr. Eurdes Maciel.

O delegado de polícia, Dr. Cleiton Viana, disse que Capinópolis era a segunda cidade da região que estava emitindo as  credenciais de estacionamento, e que no Estado de Minas Gerais o Detran e a Ciretran são gerenciadas pela Polícia Civil, sendo o único estado ainda no Brasil que o serviço do Detran é da Polícia Civil.

“Logo que fomos procurados na delegacia me empenhei junto ao nosso Delegado Regional para que Capinópolis fosse atendido o mais rapidamente com esse serviço. Passei à prefeitura então quais seriam os requisitos e ela se colocou de pronto, através do prefeito Cleidimar a estar alterando o convênio junto à Polícia Civil, para estar atendendo, porque geraria um custo agregado ao convênio que já existia conosco e a partir de então nós conseguimos implementar essa e, com certeza, virão outras ações que a Polícia Civil realizará em parceria com o município”.

O vereador Gilvan Gama, autor da indicação para que as credenciais pudessem ser emitidas em Capinópolis, participou também a solenidade e falou a nossa reportagem:

“Recebi uma demanda do cidadão Eudes e de pronto atendi  com uma indicação na Câmara, que chegou à mesa do prefeito Cleidimar, e após uma reunião, houve a formação de uma comissão entre eu, o vice-prefeito Jaisson, o Roney Gonçalves, e o Luiz Antonio, comissão essa que teve a satisfação de ser recebida pelo doutor Cleiton, na delegacia, que de pronto nos atendeu, colocou uma agenda a ser cumprida e hoje a gente está tendo a grata satisfação de ver emitidas as duas primeiras credenciais, em Capinópolis”, disse Gilvan.

Como obter a credencial

Se você é motorista habilitado e tem 60 anos ou mais, ou é pessoa portadora de deficiência física, procure a Prefeitura Municipal e faça o requerimento de sua credencial. Com ela você pode estacionar em vagas especiais em todo o país, quando viajar.

Para fazer o requerimento na Prefeitura, procure o setor de cadastro, na secretaria de fazenda. 

Documentação exigida para ser apresentada no ato do requerimento:

Para idosos com 60 anos ou mais:

Documento de identidade com foto;

Comprovante de residência atualizado;

Comprovante de quitação de um taxa de R$10 reais.

Para pessoas com deficiência, os documentos são os mesmos, porém, é necessário apresentar também um atestado médico.

Fotos: Divulgação

botao acesso informacao

previdencia

vtn