Outubro Rosa começa com caminhada e dança em Capinópolis

AVCC Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis promove em 2017 uma série de eventos marcando o Outubro Rosa, com destaque para a abertura, que aconteceu de forma marcante na manhã de segunda-feira, dia 02, com os participantes da ginástica da Academia em Saúde dançando na Praça ‘João Moreira de Souza’ logo pela manhãzinha, às sete horas.

Às oito horas, após foto nas escadarias da praça, já com a presença do pessoal da AVCC-C, do prefeito Cleidimar Zanotto e da secretária de saúde, Sandra Barbosa, aconteceu a caminhada descendo pela Rua 102, até a Academia em Saúde, na Avenida 101.

Com paradas estratégicas durante o trajeto, a caminhada animada ao belo som da música de Anitta, chamava atenção para a importância das mulheres se prevenirem contra o câncer, fazendo os exames preventivos.

Na esquina da Rua 102, com Av. 101, houve bela coreografia, culminando com o estouro de balões abraçando o canteiro central da rua.

A professora em Educação Física, Adriana Neves, falou a nossa reportagem.

“Hoje nós viemos para abrir o Outubro Rosa, com as minhas amigas da academia, em que elas vão apresentar um teatro e vão apresentar também uma dança do Outubro Rosa para abrir esse mês com chave de ouro”.

Pergunta: É importante a participação da mulher nos exames e a academia está justamente dando essas orientações?

Adriana Neves: É importante a participação da mulher, é importante a participação dos homens, a gente sabe que a mínima chance do homem também ter câncer de mama, mas não é impossível, então prevenir é o melhor remédio, é o remédio mais barato e através do exercício físico a gente consegue isso.

Pergunta: Qual o segredo do pessoal da academia?

Adriana: Muita alegria, socialização, alto astral e feliz, acima de tudo.

Exames preventivos

A secretaria de saúde, Sandra Barbosa, destacou as ações que acontecerão e a importância dos exames preventivos contra o câncer.

“Nós estamos no mês, que é o Outubro Rosa, que é conhecido internacionalmente, é uma alusão à prevenção, às orientações contra o câncer de mama, então no município de Capinópolis nós estamos começando hoje, durante esses 31 dias do mês de outubro, todos os dias nós vamos ter algum tipo de ação nos PSFs, nós vamos ter coleta de preventivo em horário estendido, nós teremos o Dia da Mulher, nós teremos palestras, a carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará aqui. Nós temos uma agenda cheia para atender a mulher, para tirar as dúvidas, para encaminhar para a realização dos exames, que são um direito delas, que são todos cobertos pelo SUS. A gente pede a participação de todas as mulheres de Capinópolis para tratar da prevenção, porque a gente sabe que quanto mais cedo é diagnosticado, maior é a probabilidade de cura. Eu convido todas as mulheres a virem participar, porque prevenção é tudo.”

A AVCC-C

A presidente da AVCC-C - Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis, Edilamar Lemes, falou que qualquer pessoa que notar caroços nos seios que pode procurar a AVCC-C que eles agendam a consulta.

“É um prazer a gente participar dessa campanha, uma parceria que a AVCC-C tem junto à Secretaria de Saúde e mais uma vez conscientizar as mulheres de fazer os exames de toque, que é muito importante. Aproveitando a oportunidade, peço às mulheres que forem detectadas com nódulos na mama, que procurem a AVCC que a gente encaminha para o Hospital de Barretos com maior facilidade”.

O prefeito Cleidimar Zanotto fez questão de participar do evento, inclusive, descendo junto ao pessoal na caminhada.

“Queremos chamar atenção de todas as mulheres para fazerem o auto exame e também todos os exames preventivos, porque prevenir é bem melhor que remediar”, disse o prefeito, afirmando que as chances de cura do câncer quando detectado precocemente são bem maiores.

Fotos: Valdair Bernardeli