Get Adobe Flash player

A proteção do Patrimônio Cultural de Capinópolis

patrimonio cult

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis estão construindo ações importantes para a proteção do patrimônio cultural local. Em reunião do último dia 24 com a presença dos conselheiros Iracilda Pereira Duarte, Zoraine Vilarinho, Dr. Janeir Parreira, Maria Zélia Cruz, a Presidente do Conselho Júlia Vieira Alvarenga, a Diretora de Cultura Queli Franco e o historiador Cláudio Scarparo Silva.
O Conselho é um importante órgão que atua de forma voluntária nos trabalhos de proteção e valorização do Patrimônio Cultural de Capinópolis. O Setor de Patrimônio Cultural informou aos conselheiros os trabalhos de inventário de bens culturais, que estão sendo desenvolvidos na zona rural da cidade, obedecendo a um cronograma previamente estabelecido para um diagnóstico em todo o município. Alguns inventários estão sendo pesquisados e em breve estarão à disposição do cidadão para o conhecimento da história do município, como, por exemplo, o Aeroporto, onde sua história remonta ao final da década de 1960 e início da década de 1970. Também estão sendo programados estudos da capelinha, na saída para Cachoeira Dourada e outros da região como o Casarão da Fazenda Grama, com sua construção em estilo colonial e sítos arqueológicos.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Setor de Cultura realizarão com as escolas e com setores da prefeitura ações de educação para o patrimônio para despertar nos alunos e nos agentes públicos o interesse pela preservação da memória local e de seus locais que estimulam esta memória como o arquivo, biblioteca e uma futura casa de cultura, que é um anseio do Conselho.
O Conselho irá avaliar a situação de alguns bens culturais da cidade e uma visita está sendo agendada para os próximos dias nestes bens. Este trabalho tem o apoio do prefeito Cleidimar Zanotto, da Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracilda Pereira Duarte e da Diretora de Cultura Queli Franco, além do apoio fundamental do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, através da Presidente Júlia Vieira Alvarenga.
Foto: Divulgação

botao acesso informacao

previdencia

vtn