Volta às aulas na rede municipal será quarta-feira

Segunda-feira acontece a distribuição de turmas e planejamento, terça-feira a recepção dos professores com palestra motivacional e, na quarta-feira, a volta às aulas

volta as aulas

A volta às aulas na rede municipal de ensino de Capinópolis acontece na próxima quarta-feira, dia 20. Na segunda-feira os professores já estarão trabalhando na distribuição de turmas e planejamento, na terça-feira acontece palestra motivacional no período da manhã e à tarde a conclusão do planejamento.
Na quarta-feira, dia 13, a AMVAP emitiu um comunicado sugerindo aos senhores prefeitos que reiniciassem as aulas considerando que o governador Romeu Zema assumiu um compromisso junto aos prefeitos de repassar corretamente todos os recursos que são direitos dos municípios, bem como revogar o Decreto 42.296 de 27 de novembro de 2017.
“Na reunião da AMVAP realizada no dia sete de março quando se decidiu pelo adiamento da volta às aulas eu fui um dos prefeitos que queria dar o crédito ao governador, acreditando que ele tomaria todas essas medidas, e voltar às aulas, até porque tudo já estava pronto para o reinício em Capinópolis, mas como aquela era uma posição de todos os prefeitos da AMVAP e de Minas Gerais optamos por apoiar a decisão comum, mas ficamos muito felizes com o resultado desse trabalho e, principalmente, porque tivemos uma solução rápida, de forma a não prejudicar o ano letivo”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto, que fez questão de desejar a todos os professores e estudantes um ano de grandes avanços na educação em Capinópolis. “Sejam todos bem vindos!”, arrematou o prefeito.
“Quero desejar as boas vindas a todo o nosso pessoal de trabalho e aos nossos alunos para que tenhamos um ano de grande proveito e o principal, com os 200 dias letivos que é nosso objetivo, mantendo e até melhorando o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de nossas escolas, que é um dos melhores da região”, disse Iracilda Duarte.
Foto: Arquivo/Valdair Bernardeli

A guerra contra a dengue está perdida se a população não aderir

guerra dengue

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue de Capinópolis se reuniu nesta semana para avaliar o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e traçar novas ações, porque a preocupação de todos é com o grande número de notificações de dengue neste princípio de ano.
“Comparando as seis primeiras semana dos anos, desde 2015, que todos se lembram que foi o ano que Capinópolis teve dois óbitos provados pela dengue, verifica-se que os números deste ano são preocupantes. Foram 143 notificações em 2015, 31 em 2016, 10 em 2017, 15 em 2018 e 104 em 2019, ou seja, estamos muito próximos daquele que foi o pior ano e todos sabem o resultado com dois mortos por causa da dengue”, disse o coordenador de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde e presidente do Comitê, enfermeiro Celismar Vieira.
Atualmente a secretaria está promovendo uma intensa campanha publicitária em todos os veículos de comunicação da cidade, inclusive as mídias sociais, e está realizando o mutirão contra a dengue, o qual está retirando dois caminhões de entulhos todos os dias do interior dos quintais, com a participação de todos os ACSs e ACEs do município e outros contratados para esse trabalho. Já foram retirados 29 caminhões neste ano. Devendo terminar próximo aos 50 caminhões no final do mutirão.
Outra ação muito importante é a presença do Fumacê, que vai ficar em Capinópolis durante todo este mês de fevereiro, fazendo a aplicação diária de inseticida.
Em entrevista à rádio Novo Tempo FM na manhã de quinta-feira, dia 14, o vice-prefeito Jaisson foi enfático ao dizer que pouco adianta a ação da Secretaria de Saúde se a população não se conscientizar de sua responsabilidade e entrar de vez nesta guerra contra a dengue.
“A limpeza da cidade é feita diariamente. As ruas estão sempre limpas, mas o interior das residências e os quintais são responsabilidade do dono da casa e se ele não nos ajudar, poderemos ter muitos mais casos de dengue e, Deus nos livre, possivelmente até óbitos conforme aconteceu em 2015”, disse Jaisson.

Sinalização de vias públicas será concluída

sinalizacao ruas

A empresa contratada pela municipalidade para realizar a implantação da sinalização das vias públicas de Capinópolis reiniciou nesta semana o trabalho, que deverá ser concluído nos próximos dias.
Tão logo o serviço seja concluído é bom a população ficar atenta à sinalização, pois provavelmente a Polícia Militar vai começar a autuar quem desrespeitar a sinalização.
Nossa reportagem conversou na tarde de quinta-feira, dia 14, com o presidente da Comissão Municipal de Trânsito, Augusto Amaral, que falou da alegria de todos pela realização da obra.
“Essa mudança na mão de direção de nossas vias públicas foi aprovada em audiência e visa tornar o trânsito de Capinópolis mais organizado em sua parte central”, disse.
Foto: Valdair Bernardeli