Agricultura familiar recebe sementes do Programa Minas Sem Fome

agriculturafamiliar

Pequenos agricultores receberam sementes de milho e feijão para o plantio. Agora estão apenas aguardando a chegada das chuvas para iniciar o plantio

Capinópolis - MG

A Emater-MG e a Secretaria Municipal de Agricultura promoveram na tarde de quarta-feira, dia 18, no Tattersal do Parque ‘João de Freitas Barbosa’, a solenidade para entrega das sementes de milho e feijão para famílias de produtores da agricultura familiar (foto).

“Essa semente já não vinha para distribuição em Capinópolis há dois anos. Em 2017, conversamos com o vereador Daniel França, que entrou em contato com o deputado Zé Silva, que incluiu Capinópolis em sua emenda e agora, os produtos estão sendo distribuídos”, disse a secretária de agricultura, Marcela Alves.

Durante o encontro com as famílias beneficiadas, a engª. Agrª Waldeny Maria da Luz Ribeiro, distribuiu alguns folders informativos sobre o correto plantio das sementes, colocando a Emater-MG à disposição para quaisquer informações que fossem necessárias e falando da participação da Emater-MG no apoio à agricultura familiar.

O vereador Daniel França também marcou presença fazendo questão de cumprimentar as pessoas presentes, informando das ações do deputado Zé Silva, e reconhecendo a importância da agricultura familiar para as famílias brasileiras.

Ao final da reunião a Dra. Waldeny falou também com referência à necessidade de se construir fossas sépticas nas propriedades rurais, uma vez que a partir de fevereiro a polícia ambiental irá visitar as propriedades fazendo a fiscalização, informando ainda que a menor multa a ser aplicada será de R$4.000,00 (quatro mil reais) para as propriedades que ainda tiverem fossas negras.

A secretária de agricultura, Marcela Alves, também voltou a falar, avisando às pessoas presentes que está sendo formado juntamente à Emater-MG local um grupo de produtores interessados em plantar mandioca para as indústrias.

“Essa semente de milho e de feijão chegou em boa hora. O negócio agora é aguardar a chegada das chuvas e efetuar o plantio, esperando uma boa colheita”, disse o produtor Élcio Dutra de Morais.

Crédito (foto): Valdair Bernardeli

Conservatório promoveu no final de setembro, ação contra as drogas

conservatorioantidrogas

A Escola Municipal de Música ‘Vicente de Paula Fontoura, o Conservatório, promoveu na noite de sexta-feira, dia 29 de setembro, no Salão Cultural da Escola, um evento com apresentações musicais dos alunos, peça teatral e palestra com o Cabo Mauro falando sobre drogas.

Segundo o diretor da Escola, Alexandre Bizinotto, a preocupação com as drogas é uma constante em toda a comunidade e a escola não pode ser indiferente, precisa estar sempre que possível levando orientações para os alunos.

“Agradecemos a todos que participaram, os professores que se desdobraram, os alunos e, principalmente, os pais dos alunos que mais uma vez prestigiam um evento em nossa escola”, disse Alexandre.

Fotos: Valdair Bernardeli

Conselho do Patrimônio discute reforma da Praça JMS

conselhodiscute

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no último dia 18 de outubro para discutir a reforma da Praça ‘João Moreira de Souza’, bem cultural tombado pelo município. A reunião foi motivada pelo projeto de reforma paisagística da praça, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento. A Secretária Lussane Priscinoti esteve na reunião e explicou para os conselheiros o motivo da reforma. Lussane salientou que várias espécies arbóreas da praça encontram-se em situação de risco e estão danificando a sua estrutura. A medida apresentada é uma solução viável para a sua manutenção e segurança. O projeto de reforma visa a substituição das árvores, que estão oferecendo risco para a estrutura da praça por outras que vão crescer sem prejuízo para a manutenção do piso, dos bancos e dos muros de arrimo.

O conselheiro Valdair Bernardeli disse que a reforma será uma oportunidade para dar nova vitalização à praça tombada, pois atualmente não está oferecendo segurança, principalmente à noite, para o cidadão capinopolense e visitantes.

A Presidente do Conselho, Júlia Alvarenga, passou o assunto para os demais conselheiros que, após a palavra da arquiteta e secretária municipal de Planejamento Lussane Priscinoti, concordaram em aprovar o projeto, após recebimento de laudo técnico de órgão competente. O membro Dr. Janeir Parreira disse que a praça é um dos cartões postais da cidade e que as ações para sua segurança e preservação terão o apoio do Conselho.

Estavam presentes ainda à reunião a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte, a Diretora de Cultura Queli Franco, a pedagoga e membra Zoraine Vilarinho e o historiador Cláudio Scarparo.

Iracilda tomando a palavra disse que a atual administração está pronta a dialogar com o Conselho e setores da sociedade para tomadas de decisões que visem o melhor para a preservação da memória do município. O prefeito Cleidimar tem como meta o desenvolvimento com qualidade em todos os setores, inclusive o do Patrimônio Cultural.

Queli Franco parabenizou a iniciativa da Secretária Municipal de Planejamento em estar dialogando com o Conselho para uma solução adequada para a manutenção e proteção da Praça João Moreira de Souza.

O Setor de Patrimônio Cultural em parceria com o Jornal Correio da Região fará publicações educativas sobre o Patrimônio Cultural do município para a conscientização da importância da proteção e preservação dos bens culturais da cidade.

O Conselho sugeriu ainda uma reunião com o Ministério Público local para apreciação e aprovação do projeto.